O cérebro é o órgão mais importante do nosso corpo. É insubstituível e tão incrivelmente complexo que, mesmo com o número atual de métodos avançados de medição, os cientistas não o decifraram totalmente ainda.
No entanto, gostamos de pensar que nosso corpo e nossa cabeça são duas coisas separadas. Tratamos nossas emoções e pensamentos como algo que acontece fora do nosso corpo. Mas, é importante perceber que sentir emoções e criar pensamentos é o mesmo para o cérebro que bombear sangue para o coração – uma das funções mais importantes.
Somente quando entendemos que nossas sensações mentais não são algo separado do corpo, existindo em alguma mente abstrata, mas sim o produto do trabalho de um órgão físico, podemos realmente entender por que nossa psique influencia tão fortemente nossa saúde física, e vice-versa.
O impacto da saúde física na saúde mental
A relação entre saúde física e mental é fortemente bidirecional. Mas vamos começar com como o corpo (simplesmente chamado de saúde física) afeta a mente (para simplificar, saúde mental).
Lembre-se de quando você experimentou uma dor intensa. Como você se sentiu então? Você provavelmente estava com raiva, irritado, triste ou resignado. Quanto mais tempo sentimos desconforto ou mesmo sofrimento, mais fortes e desgastantes essas emoções se tornam.
Todas as doenças, condições de saúde e distúrbios relacionados ao trabalho do corpo podem, a longo prazo, resultar em humor deprimido e/ou estresse severo, que por sua vez pode levar à depressão, transtornos de ansiedade ou outros problemas de saúde mental.
O impacto da saúde mental na saúde física
Embora a influência das doenças físicas na psique e nas emoções seja bastante fácil de entender, porque a maioria de nós é capaz de recordar exemplos de nossas vidas, a relação inversa é menos óbvia para alguns.
A influência mais visível da psique no corpo pode ser vista no exemplo do estresse . Quando estamos estressados ??por algum evento importante ou difícil, também costumamos sentir que suamos muito, nossas mãos estão tremendo, nossas pernas estão como algodão ou nossa boca está seca.
Quando o estresse dura mais e se aplica a um determinado período de nossa vida, por exemplo, trabalho exigente, podemos começar a sentir efeitos no corpo, como tensão muscular (por exemplo, pescoço, ombro), problemas para adormecer, dores de cabeça, distúrbios do sistema digestivo.
Algumas doenças mentais, como a depressão, também podem se manifestar como sintomas corporais. Isso se aplica principalmente a pessoas que tendem a não reconhecer suas emoções e fraquezas e que têm uma forte busca pelo perfeccionismo. Então, em vez dos sintomas psicológicos típicos, aparecem sintomas substitutos que comunicam que algo está errado (por exemplo, tontura, dor muscular, aumento de pressão). Como regra, essa pessoa procura a causa de seus problemas com vários médicos e, finalmente, é encaminhada ao especialista apropriado – um psiquiatra ou psicoterapeuta.
Por isso é tão importante cuidar da saúde de todo o corpo – inclusive da cabeça. E se surgirem problemas, cujos efeitos vemos nas esferas física e mental, vale a pena usar o apoio de especialistas em ambas as áreas – um médico e um psicólogo.
Cuidados importantes para uma boa saúde mental
Higiene do sono – cuidar da hora de dormir regular e duração suficiente do sono, evitando estímulos estimulantes antes de ir para a cama. O nível de descanso do seu corpo afeta todos os aspectos da sua vida.
Testes de rotina – diagnósticos regulares para avaliar sua saúde (por exemplo, exames de sangue e urina, autoexame da mama ou testículos, citologia, etc.)
Uma dieta equilibrada – os nutrientes certos são essenciais para o seu corpo (incluindo o cérebro!). Embora nada aconteça se você às vezes comer uma barra ou um cachorro-quente, tente garantir uma dieta saudável e equilibrada todos os dias.
Atividade física – um estilo de vida ativo e treinamento regular têm um efeito comprovado na saúde de todo o corpo e melhor bem-estar. Procure atividade física que você goste. Você não precisa correr ou malhar na academia se achar que não é o esporte para você.
Desenvolvimento mental – nosso cérebro também precisa de treinamento. Certifique-se de que há um elemento de aprendizado e aquisição de novas habilidades em seu ambiente profissional ou fora do trabalho.
Tempo livre – O descanso desempenha um papel importante na regulação dos seus níveis de estresse. Você pode relaxar de várias maneiras – com um livro na banheira ou olhando sua série favorita. Algumas pessoas também têm trocado o cigarro convencional no momento de relaxar por cigarros eletrônicos, como o pen 22. Encontre algo que permita que você “areje a cabeça”.
E lembre-se – ninguém é perfeito! Se no momento você tiver dificuldade em cuidar de alguma das áreas acima como gostaria, apenas lembre-se de que em algum momento vale a pena encontrar um espaço para cuidar delas.
Leia também: