Investimentos para iniciantes: 3 dicas para começar

investimentos

“Dinheiro parado não vale nada”. De fato, deixar seu dinheiro parado no banco não é uma das melhores opções. Ainda mais quando vivemos em tempos de crise e a inflação vive numa constante flutuação, é importante pensar no futuro e começar a poupar e investir. 

A melhor coisa é botar seu dinheiro para trabalhar. De que maneira? Bem, você pode começar investindo. Se você nunca investiu, não é um problema. Existem diversos investimentos para iniciantes que podem alavancar sua renda. 

CDB ou VGBL são um dos investimentos para iniciantes mais vantajosos no mercado financeiro. Confira com a gente algumas dicas para começar a investir, agora mesmo! 

Por que é importante começar a investir? 

Sabemos que dinheiro não compra tudo, mas devemos admitir que ele facilita muita coisa em nossas vidas, certo? Desde a compra da casa dos sonhos, a realização daquela viagem em família, ou simplesmente a garantia de uma boa qualidade de vida. 

Seja qual for o papel que o dinheiro cumpre em sua vida, saber lidar com ele é peça chave. Por conta disso, economizar e investir precisa ocupar um lugar de relevância nos hábitos financeiros de quem busca independência e segurança financeira. 

Quando você apenas poupa recursos e os deixa parado no banco, o dinheiro rende praticamente nada. No final das contas, seu dinheiro acaba desvalorizando por causa da inflação. Perdendo assim o poder de compra.

Então nada de ficar com dinheiro parado! Além do mais, o que não falta é investimento para iniciantes. 

3 dicas para começar a investir 

#Dica 1: conheça e organizar seus gastos 

Um dos principais sucesso dos investimentos para iniciantes está no planejamento financeiro. Com ele você consegue entender melhor quais os tipos de investimentos se encaixam com o seu perfil, evitando grandes riscos financeiros. 

Por isso, comece anotando numa planilha ou num caderno todos os gastos do mês (fixos e variáveis). É importante anotar também as fontes de renda da sua casa. E a partir daí fazer o controle do orçamento, pensando sempre em construir um saldo extra. 

#Dica 2: tenha uma reserva de emergência

Muitas vezes, a reserva de emergência é esquecida. Porém, para todo investimento para iniciantes é relevante pensar nos possíveis imprevistos futuros: uma reforma inesperada, um gasto médico ou socorrer um amigo.

Porque a gente nunca sabe quando podem ocorrer imprevistos que exigem um pouco mais dos nossos bolsos, não é mesmo? 

O aconselhável é organizar uma reserva que cubra, pelo menos, seis meses de gastos fixos do indivíduo. 

#Dica 3: renda fixa e previdência privada 

O CDB é um dos investimentos para iniciantes. É um certificado de depósito bancário emitido por bancos  para empréstimos de dinheiro usado para financiar suas atividades.?? 

É um investimento de renda fixa, sua rentabilidade é previsível e não é preciso muito dinheiro para investir

Já o VGBL é uma das modalidades de investimento da previdência privada, que funciona com diversos fundos de investimentos. Permitindo que o investidor tenha melhores possibilidades de alta rentabilidade. 

Além de ser uma das melhores formas de juntar dinheiro com as menores taxas tributárias, no VGBL a cobrança do IR recai sobre a rentabilidade acumulada.

Leia também:

Compartilhe este post: