Por não possuírem sintomas fáceis de identificar, o transtorno mental é conhecido como um mal silencioso. Dessa forma, suas consequências causam problemas psicológicos, que podem ser transmitidos para a esfera física, dependendo do estágio da doença.
Sendo assim, é de suma importância discutir e conhecer sobre esse tema, pois quanto mais pessoas souberem identificar os transtornos mentais, menos tabus e preconceitos existirão a respeito desse assunto. Consequentemente, pacientes que sofrem com transtornos mentais podem ser acolhidos e ajudados ao invés de afastados do convívio social, como era feito antigamente.
Table of Contents
O que é transtorno mental?
“O transtorno mental é uma desregulagem do sistema neurotransmissor do cérebro, que leva a alteração das emoções, pensamentos e comportamentos”,
Durante muitos anos, os transtornos mentais não foram considerados como doenças na medicina. Isso aconteceu porque eles não apresentam sintomas físicos claros, pois eles podem variar de pessoa para pessoa. Porém, nas últimas décadas, foram feitos estudos e pesquisas que somaram positivamente no conhecimento sobre o tema.
Quais são os tipos de transtornos mentais.
Existem diversos tipos de transtornos mentais, mas os tipos mais comuns são:
- Depressão
- Ansiedade
- Transtorno bipolar
- Psicose
- Demência
- Transtorno de Déficit de Atenção
- Esquizofrenia
- Transtorno Obsessivo-Compulsivo
- Autismo
- Estresse pós-traumático
Como identificar o transtorno mental?
Como já mencionado, os transtornos mentais não apresentam sintomas claros. O mais recomendado é observar alterações de comportamento e buscar ajuda profissional para ter um diagnóstico correto.
Mas, alguns sintomas mais comuns são “alteração no sono, no apetite, na produtividade do trabalho, dificuldade de concentração no estudo, sofrimento psíquico diante da realidade, descuido com necessidades básicas, isolamento, perda de motivação, interesse e prazer por atividades do cotidiano”.
O que pode causar o transtorno mental?
A Associação Brasileira de Psiquiatria afirma que transtornos mentais são o segundo motivo mais recorrente nos atendimentos urgentes.
Os transtornos mentais têm como causa principal alterações do sistema neurotransmissor do cérebro, que pode ser genético, de origem traumática, por estresse ou uso de de álcool e outras drogas”.
Sendo assim, há pessoas que têm mais chances de desenvolver transtornos mentais por consumir álcool e drogas, ter histórico familiar e também por características físicas.
Como é feito o diagnóstico de transtorno mental?
Os profissionais responsáveis por dar esse tipo de diagnóstico são psicólogos, psiquiatras ou psicanalistas. Dependendo do caso, os médicos encaminham o paciente para profissionais especializados em transtornos mentais específicos ou solicitam internação psiquiátrica como forma de tratamento.
O diagnóstico para transtorno mental é feito por meio de consulta com psiquiatra, podendo também ser realizado exame neurológico que auxilia na identificação do tipo de transtorno mental.
Como saber quando procurar ajuda profissional?
O principal sinal de que o quadro está se agravando é quando as mudanças de humor ou a dependência química ficam mais graves. Para ajudar o paciente, é comum o médico prescrever medicamentos, que tem a função de normalizar as funções cerebrais.
Outro ponto de atenção é quando a pessoa se afasta do convívio social que está acostumado. Nesse momento, ela acredita que essa pode ser a única forma de manter a sua segurança e a de todos que estão a sua volta.
Para pessoas que já frequentam o psicólogo a procura por ajuda psiquiátrica deve ser feita quando a pessoa necessita de uso de medicamento como apoio ao tratamento psicoterapêutico”.
Como é o tratamento para pessoas que sofrem com transtorno mental?
Os tipos de tratamento que podem ajudar variam de caso a caso, dependendo do diagnóstico e da gravidade dos sintomas apresentados pelo paciente. O tratamento é feito com uso de medicamentos e psicoterapia de apoio.
A internação psiquiátrica é indicada quando o paciente apresenta risco a sociedade ou a ele mesmo. Esse tipo de tratamento tem como principal objetivo a abstenção de drogas. com atividades que auxiliam o paciente a retornar a sua vida, seu convívio social, trabalho, estudo e melhorar sua saúde física e mental.
Existem formas de prevenir o transtorno mental?
“A prevenção ao desenvolvimento de transtornos mentais pode ser feita com educação na qualidade de vida, buscando equilíbrio nas atividades, exercícios físicos continuamente, estabilidade no sono e alimentação, além de abstinência de álcool e outras drogas”,
Como ajudar pessoas que estão passando por essa situação?
Normalmente, as pessoas que apresentam transtornos mentais não reconhecem que estão dificultando sua vida profissional, pessoal, social, financeira e emocional. É sempre na visão da família ou de pessoas próximas que é possível avaliar o prejuízo que o transtorno mental causa as vidas de entes queridos.
“Por isso, a procura de ajuda psicoterapêutica deve ser sempre por alguém de seu convívio, que será orientado sobre as etapas do tratamento e poderá auxiliar na adesão do paciente, formando uma rede de proteção”.
Saiba mais sobre ambulância para eventos
Leia também: