Adotar técnicas de marketing para utilizar em lojas é uma dica bastante importante, que faz com que muitas lojas acabem se destacando e ganhando mais visibilidade.
Apesar de parecer algo bastante difícil e complexo, a adoção de práticas de marketing pode ocorrer de maneira simples e sem causar muitas preocupações aos donos das lojas.
Basta que, antes de tudo, o proprietário se organize em relação às tarefas que deseja desenvolver para que a loja alcance maior sucesso e assim, começa a alcançar os resultados desejados.
Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre as técnicas de marketing disponíveis para utilizar em lojas de presentes.
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Crie uma experiência única na loja
Fazer compras em sua loja de presentes deve ser tudo menos comum.
As pessoas se lembram de empresas que cativam o interesse delas. Isso pode ser feito de várias formas, mas uma das mais tradicionais é através de brindes.
Os brindes personalizados de uma marca podem ajudar a trabalhar a confiança que as pessoas têm nos produtos que a marca oferece.
Isso acontece porque os seres humanos tendem a confiar em quem oferece presentes. Os presentes marcam os consumidores e oferecem uma experiência incomparável, principalmente quando a qualidade dos brindes é alta.
Um exemplo neste sentido são as companhias aéreas. Muitas conquistam consumidores não apenas pelo preço das passagens, mas também pelos itens disponibilizados, como: canetas, fones de ouvido, doces, etc.
Estratégias comprovadas para ajudar sua loja de presentes
Para lojas domésticas e de presentes, o cenário do varejo é mais competitivo do que nunca. Como essas lojas vendem muito do que os consumidores podem considerar commodities, é fácil perder nos estabelecimentos que vendem os mesmos itens por menos.
Felizmente, sua empresa não precisa passar pelo mesmo destino. Com algumas táticas criativas e modernas, você será capaz de se diferenciar e conquistar clientes sem competir em preço ou produtos e distribuindo brindes personalizados, por exemplo.
Gestão de relacionamento com o cliente
Arme sua empresa com uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) que permitirá coletar dados do cliente, que você pode usar para gerar lealdade e repetir compras.
Os empreendedores precisam ter em mente que um bom relacionamento com os consumidores é fundamental para ter êxito nas vendas. Trabalhar uma experiência no pós-venda pode fidelizar os consumidores, mas não apenas isso.
A experiência do pós-venda pode gerar outras vendas de forma indireta. Consumidores geralmente se relacionam com outras pessoas que possuem necessidades parecidas com as suas, isso faz parte da natureza humana.
Quando uma loja de presentes cultiva um bom relacionamento com o cliente, as chances do consumidor satisfeito indicar seus produtos para outros são maiores. É por isso que a gestão do relacionamento com o cliente é fundamental para o sucesso.
Agregar valor por meio de serviços
Fornecer serviços que seus clientes não podem obter de outras lojas de artigos domésticos ou de presentes pode ser uma maneira eficaz de se diferenciar dos concorrentes e agregar valor à experiência de compra. Aqui estão algumas coisas que você poderia tentar:
Embrulho: considere oferecer serviços de embrulho em sua loja. Não só servirá como uma opção conveniente para os compradores, mas também pode colocar receita extra no seu bolso ao mesmo tempo.
Mesmo que o serviço em si seja gratuito, você pode usar caixas e embalagens como upsells para os compradores.
Consultoria: dependendo do tipo de loja que você possui, você pode fornecer consultorias para ajudar os clientes a fazer as compras certas.
Esse serviço pode ser um diferencial, principalmente se o público-alvo da sua loja de presentes são aquelas pessoas que têm dificuldades em escolher os presentes para seus amigos e conhecidos.
Confira o que os concorrentes estão fazendo
Analisar o que seus concorrentes estão fazendo também é uma ótima forma de desenvolver boas estratégias de marketing para sua loja de presentes.
É importante focar nos concorrentes que mais ameaçam o seu público-alvo. Dar atenção às estratégias de divulgação desses concorrentes pode te ajudar a desenvolver estratégias de marketing defensivas e agressivas.
As estratégias defensivas podem conter o avanço das soluções adotadas pelo concorrente, ao passo que as estratégias agressivas podem ajudar a reduzir a estabilidade comercial dos adversários dentro do mercado.
Os concorrentes podem ser excelentes norteadores para quem está desenvolvendo uma estratégia comercial nova.
Busque suporte profissional
Contar com ajuda de profissionais no marketing digital pode ser a melhor estratégia para uma loja de presentes.
Estes profissionais podem apresentar soluções avançadas como o mapeamento da jornada do cliente e até a criação de um funil de vendas. Essas soluções podem ajudar a turbinar as vendas do seu empreendimento, além tornar o fluxo de conversão constante e estável.
O suporte profissional também pode minimizar os gastos, já que cada ação trará resultados precisos e os recursos financeiros não serão desperdiçados. Trata-se de uma das melhores soluções para desenvolver estratégias de marketing eficientes.
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