As piores drogas que existem no Brasil

drogas

Ao redor do mundo, as chamadas drogas recreativas são amplamente usadas; porém, na maioria das vezes elas trazem consequências criminosas e desastrosas em diversos âmbitos como o social, familiar e físico à pessoa que consome.

E não é diferente aqui no Brasil, onde vivem milhares de pessoas que fazem uso das piores drogas que existem.

Inclusive, esta palavra DROGA tem um sentido muito maior do que as pessoas conhecem já que este termo define QUALQUER substância que seja capaz de causar dependência ao usuário.

Interessante é que enquanto uns clamam pelo combate ao tráfico de drogas outros já desejam é a legalização delas. Um tanto estranho; não é verdade?

Fato é que ao longo da história as drogas desempenharam e algumas ainda desempenham importante papel na sociedade especialmente na área médica; contudo, o seu uso indevido tem trazido resultados tristes e preocupantes ao mesmo tempo.

Neste post, selecionamos as piores drogas que existem no Brasil. Não se trata de um conteúdo que incentiva o uso destas substâncias, mas é uma seleção sincera de drogas lícitas e ilícitas que são bastante utilizadas por muitos da nação brasileira.

Continue com a leitura, que você vai se surpreender com o que irá descobrir.

Confira!

Drogas – Anfetaminas

As anfetaminas são drogas sintéticas que atuam como estimulante da atividade mental. Substâncias que recebem o nome de anfetaminas são:

  • Manzidol.
  • Metilfenidato.
  • MDMA (metilenodioximetanfetamina, mais conhecida por “novo êxtase”).
  • Dietilpropiona, etc.

O uso clínico das anfetaminas é como moderador de apetite, em casos de obesidade mórbida, e para o tratamento de hiperatividade.

Entretanto, tais substâncias dão a sensação de bom humor, bem-estar, alegria intensa e alívio do cansaço físico. Estes são alguns dos atrativos para os usuários destas drogas.

Porém, o uso frequente de anfetaminas pode provocar sérios danos ao cérebro e levar o usuário à depressão podendo até mesmo chegar ao suicídio devido às alucinações.

Por isso, as anfetaminas estão na lista das piores drogas que existem no Brasil, vez que também o país é um dos maiores consumidores destas substâncias sendo que a maior parte dos usuários são mulheres que consomem para perder peso.

Drogas – Álcool

No Brasil há uma enorme diversidade de bebidas alcoólicas, cada tipo com uma quantidade diferente de álcool em sua composição. Principalmente por se tratar de uma substância lícita, participa da rotina e de vários rituais da humanidade e está presente em quase todas as culturas.

No entanto, o álcool é considerado uma droga psicotrópica devido:

  • Atuar no sistema nervoso central de quem o ingere causando mudança em seu comportamento e ainda tem grande potencial para desenvolver dependência, ou seja, o alcoolismo.

E, a partir do momento em que a pessoa está sob o efeito do álcool ela tem mais chances de causar acidentes de trânsito, violência e também fica mais sujeita a desenvolver diversas doenças como:

  • Hepatite alcoólica.
  • Esteatose hepática, etc.

Por este motivo, o álcool é outra droga (ainda que lícita) que está entre as piores drogas que existem no Brasil.

Ademais, segundo pesquisas, mais da metade dos brasileiros acima de 18 anos faz uso de bebida alcoólica e a quantidade de jovens com idade inferior que a ingere está crescendo assustadoramente.

Drogas – Benzodiazepínicos

Benzodiazepínicos são os ansiolíticos como:

  • Rivotril.
  • Lorax.
  • Diazepam.
  • Lexotam e outros.

O uso convencional destas drogas é para efeito sedativo, relaxante e muscular. Em outras palavras, Benzodiazepínicos são substâncias com efeitos mais leves já que se trata praticamente de um tranquilizante.

Porém, com o uso constante e indevido, esta droga pode causar dificuldades para dormir, alterações na visão, náusea, ansiedade, convulsão, rigidez muscular, dor abdominal, etc.

Então, tenha cuidado! Está é mais uma das piores drogas que existem no Brasil.

Drogas – LSD

O LSD tem um enorme poder alucinógeno. Seus principais efeitos são:

  • Alucinação.
  • Paranóia.
  • Visão turva.
  • Sensações físicas modificadas.
  • Pânico.
  • Pupilas dilatadas e outros.

Esta é considerada uma das piores drogas por ser muito potente mesmo em pequenas quantidades. Tanto é que quem faz uso de LSD costuma colocar apenas uma gota desta substância embaixo da língua e já pode sentir todos os efeitos citados.

Percebeu o perigo?

Drogas – Crack

O crack é uma droga bastante consumida pelas pessoas que vivem nas ruas ou em lugares mais pobres do Brasil, assim como também de qualquer lugar do mundo.

E você sabia que a principal matéria-prima desta substância é a cocaína?

Isto mesmo!

Assim, pode-se dizer que o crack é uma versão mais em conta (barata) da cocaína, combinada com o bicarbonato de sódio.

O usuário de crack fica facilmente dependente desta droga devido seus efeitos provocarem paranóia e euforia extremas!

Mas, é preciso ter muito cuidado; pois o crack é uma droga fatal que vai matando o usuário aos poucos e pode levá-lo a óbito em até 5 anos após consumo constante.

Drogas – Maconha

A maconha é a líder das piores drogas que existem no Brasil! É uma substância conhecida mundialmente e há milhares de anos vem sendo cultivada.

  • Ela pode ser utilizada por meio de cachimbos, cigarros e bongs.
  • Tanto as flores como as folhas da maconha são consumidas por seus usuários.

Dependendo da quantidade da dose, a ação da maconha é de extrema euforia; contudo seu uso desenfreado causa:

  • Taquicardia.
  • Sudorese.
  • Percepção alterada, etc.

Vale salientar que cada pessoa apresenta uma sensação diferente quando consome a maconha; contudo, boa parte dos usuários se torna dependente dela facilmente.

Como ajudar uma pessoa que está passando mal devido o uso de drogas?

O recomendado neste caso é levar o usuário para um ambiente com menos pessoas, agradável, com menos barulho e o ajude respirar tranquilamente.

Em situações de overdose (quando a droga é consumida em uma quantidade superior ao que o corpo pode suportar) você deve imediatamente solicitar atendimento médico.

Já em casos extremos, quando o usuário traz risco de vida para si e terceiros, é indicado que solicite o serviço de remoção de depende químico que irá encaminhá-lo para uma clínica de reabilitação.

Portanto, estas são as piores drogas que existem no Brasil. Certamente você ficou surpreendido/a com alguma informação ou dado que foi citado neste post.

Mas, é isto mesmo – drogas causam dependência e podem matar (quando usadas para fins que não sejam medicinais e de forma indevida); sejam elas drogas lícitas ou ilícitas.

Se você conhece alguém que sofre de dependência química faça tudo que estiver ao seu alcance para ajudá-lo. Você estará contribuindo para salvar uma vida.

Se você tem algum familiar que não aceita ajuda, procure o tratamento e encontre uma empresa de “remoção dependente químico”. O dependente, no futuro, vai agradecer.

Leia também:

Tags

Compartilhe este post: