Como Calcular a Comissão do Corretor de Imóveis?

imóveis

Comissão é uma palavra muito usada no setor de imóveis, principalmente para os Corretores de Imóveis. Estas comissões são pagas pelos valores referente às transações imobiliárias referente às vendas autônomas praticadas por estes profissionais, que muita das vezes não tem um salário fixo.

Se você chegou até aqui e quer entender melhor sobre este assunto, está no lugar certo! Iremos tirar algumas das suas dúvidas de como é feito os cálculos dos ganhos de um profissional corretor de imóveis licenciado.

O que é a Comissão de Corretagem de Imóveis?

Quando um profissional Corretor de Imóvel presta um serviço de corretagem, ele determina junto a empresa imobiliária, construtora ou incorporadora a porcentagem de remuneração dos seus ganhos pela intermediação da venda, compra ou arrendamento.

Sendo assim, é extremamente essencial que o Corretor de Imóveis saiba como funcionará a parceria e a forma de cálculo da comissão para evitar problemas futuros ou até prejuízos financeiros, fazendo com que sua renda aumente.

Ocorre que a comissão na maioria das vezes é paga pelo proprietário do imóvel. E este valor é previamente acordado entre as partes. E quando o profissional realiza o trabalho, ele tem o direito de receber a comissão, principalmente se o cliente desistir, principalmente se a desistência for injustificada, como está determinado na decisão da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

Como é feito o cálculo da comissão do corretor de imóveis?

Alguns corretores têm dúvidas no momento de calcular a comissão da sua corretagem. Pode não haver uma regra pré-estabelecida, porém, existem algumas tabelas padrões dos valores que variam conforme o tipo de imóvel, como por exemplo:

  • Imóveis rurais: As comissões variam entre 8% a 10% do valor de venda;
  • Imóveis urbanos e industriais: comissão de  6% a 8%;
  • Vendas judiciais: 5% do valor da venda.
  • Imóveis para locação: É de direito do corretor receber comissão do Aluguel ou da Temporada; Sendo os contratos anuais, o primeiro aluguel, e de temporada 30% do valor total da locação;

Vale ressaltar o seguinte: Verifique junto ao CRECI da sua região qual a tabela de honorários que foi determinada. Como por exemplo: caso você venda imóveis em Volta Redonda, terá de ir atrás de saber os valores atualizados para saber quanto cobrar.

Cobrança de Comissão Corretagem Em Lançamentos 

Você profissional corretor de imóveis precisará ficar bem atento aos valores de comissões para por incorporadoras e imobiliárias em caso de parceria para um lançamento. Neste caso você terá direito a 4% do valor de venda, porém, a imobiliária que você é associado terá direito a 30% desta sua comissão.

Dependendo do lançamento, há empresas que trabalham com certos prêmios para quem atingir certos números de vendas, e assim, o corretor também precisa previamente, ou saber, ou definir junto à empresa tais números.

Como Posso Aumentar Minha Comissão de Corretagem?

Na área de corretagem de imóveis, você precisará se atentar para estar em constante estudo e aprimoramento dos seus conhecimentos. Esta área passa por constante atualização de procedimentos e formas de aplicação;

Caso queira aumentar os seus ganhos, deverá buscar cursos para atender às novas exigências solicitadas no mercado e por seus clientes. Sendo assim, é imprescindível que você tenha o curso de TTI atualizado.

Procure também ter o seu CRECI sempre regularizado, pois este é um documento essencial para que você possa operar como um profissional Corretor de Imóvel.

Qualquer curso de TTI ensina o básico para o profissional, porém, dependendo da instituição ela pode ensinar conteúdos avançados também. Algumas empresas prestam cursos mais elaborados que abordam os seguintes pontos para você inserir no seu Curriculum, como por exemplo:

  • Princípios Básicos da Língua Portuguesa;
  • Ética da Corretagem;
  • Mercado Financeiro e Economia;
  • Matemática Para Finanças;
  • Noções de Construção Civil;
  • Legislação e Direito;
  • Operação Imobiliária;
  • Marketing e Vendas.

Dependendo da instituição que você for cursar, poderá ter duração mínima de 6 meses a até 1 ano dependendo do conteúdo dos cursos oferecidos. Após a crise do COVID 19, surgiram cursos na modalidade de EAD.

A modalidade a distância é para profissionais que precisam conciliar a atividade e ter uma melhor formação, além de flexibilidade de horário para melhor aproveitamento. E o Corretor de Imóveis que deseja ganhar melhor tendo melhores comissões poderá fazer novos cursos.

Os cursos que são recomendados para corretores de imóveis são:

  • Atendimento e Vendas;
  • Marketing Digital Para Venda de Imóveis;
  • Fotografia Imobiliária e Captação de Clientes;
  • Avaliação de Imóveis.

Se você deseja saber melhor sobre o mercado imobiliário, vá atrás de estudar! Seu futuro é bem promissor.

Leia também:

Tags

Compartilhe este post: