Como se destacar nas vendas de Black Friday?

black friday

À medida que as vendas de Black Friday se tornam cada vez mais populares, pode ser difícil se destacar da multidão. Mas com um pouco de planejamento e alguma criatividade, seu negócio estará à frente de muitos quando os compradores estão à procura de produtos ou serviços.

Se você já está preparando a sua loja para este período comercial, separamos neste artigo, algumas dicas sobre como aproveitar ao máximo para ampliar suas vendas. Boa leitura!

A importância das vendas de Black Friday para o varejo

As vendas de Black Friday são importantes para o varejo por diversos motivos. Primeiro, elas representam uma boa oportunidade para as lojas aumentarem as vendas e faturar um valor maior que o habitual.

Porém o mais importante é utilizar este período para conhecerem a sua marca. Mesmo que a venda seja com um valor reduzido, caso o cliente goste do seu produto, você terá sérias chances de se tornar opção quando houver a necessidade do produto ou serviço que está oferecendo.

Mas como todo funil de vendas ensina, para fazer uma boa campanha para vendas de Black Friday, é importante considerar alguns fatores. Em primeiro lugar, é preciso definir o público-alvo da promoção e escolher os produtos certos para oferecer descontos reais.

Além disso, para que seu plano de comunicação esteja correto, é primordial se preparar para um aumento na demanda e procura pelos produtos ofertados. Não há nada pior para uma empresa do que oferecer, vender e não ter como entregar, seja por falta de estoque ou de planejamento..

Dicas para se destacar nas vendas de Black Friday

Este período é uma ótima oportunidade para varejistas de todos os tamanhos aumentarem as vendas. No entanto, com a concorrência acirrada, ficar em destaque pode ser desafiador. Aqui estão algumas dicas para ajudar sua loja a se destacar nas vendas de Black Friday:

Crie um “foco” na sua campanha de marketing

O Black Friday é conhecido por ser um evento de compras frenético, mas isso não significa que sua campanha de marketing precisa ser assim também. Na verdade, focar sua campanha em um ou dois produtos específicos pode ser mais eficaz do que tentar promover toda a sua loja de uma só vez. Escolha os produtos que você acha que terão o maior impacto e crie uma campanha publicitária concentrada em torno deles.

Ofereça descontos exclusivos para clientes leais

Seus clientes habituais merecem um tratamento especial durante o Black Friday, então ofereça descontos exclusivos para eles. Isso os fará se sentir valorizados e mais propensos a fazer compras na sua loja.

Lembre-se que são eles que garantem a sua base de vendas. Pode-se até pensar que sua empresa está perdendo algo, mas acredite que um simples ato pode criar uma relação duradoura entre as partes.

Use, a seu favor, o poder das mídias sociais

As mídias sociais são uma ótima maneira de divulgar suas promoções de Black Friday para um público maior. Crie postagens nas redes sociais que destaquem os produtos em promoção e incentive as pessoas a compartilharem sua postagem com seus seguidores.

Uma gestão de redes sociais bem feita, pode chamar a atenção do seu público alvo e provocar nela a necessidade daquele produto. Uma dica é usar os geradores de hashtag e para catalogar seu conteúdo e o uso dos gatilhos mentais nas vendas de black friday para criar essa necessidade urgente que aquela promoção nunca será mais vista.

Faça parcerias com outras lojas.

Se você não tem um orçamento para uma campanha publicitária extensa, considere fazer parceria com outras lojas para promover mutuamente as ofertas de Black Friday. Você pode, por exemplo, trocar anúncios em sites ou redes sociais com outros varejistas.

Seja criativo com suas ofertas

Oferecer descontos em seus produtos é uma ótima maneira de atrair clientes, mas você também pode ser criativo com as ofertas que oferece. Por exemplo, você poderia incluir um brinde gratuito com a compra de determinados produtos ou oferecer frete grátis para compras acima de um determinado valor.

Lembre-se do pós-venda

Mesmo que você já saiba que o Black Friday pode ser uma chance real de aumentar sua conversão, não se esqueça do pós-venda. Oferecer um bom atendimento e garantir a entrega dos produtos em perfeitas condições são essenciais para manter os seus futuros clientes satisfeitos e com grande chances de uma fidelização da sua marca.

Resumindo: Pense em tudo que pode fazer para transformar a compra em uma experiência única para o cliente, desde a entrega até o pós-venda.

Atenção aos anúncios mentirosos de Black Friday

Muitas lojas usam o Black Friday como uma oportunidade para enganar os consumidores com descontos falsos e ofertas que não existem. Por isso, fique atento aos anúncios e verifique se a oferta é real antes de comprar.

Para Pedro Amorim, consultor de negócios da Estação Indoor Agência de Marketing Digital, essa é uma prática comum de empresas que querem tirar proveito, principalmente, de quem tem conhecimento um pouco mais limitado sobre a internet.

De acordo com o especialista, estas são as quatro regrinhas de deve se seguir para evitar ser enganado nas vendas de Black Friday:

Verifique se a loja é confiável

Antes de comprar qualquer coisa online é necessário pesquisar sobre a loja para se certificar de que ela é boa e confiável. Uma maneira de fazer isso é buscar comentários sobre a loja em sites de avaliação e fóruns on-line.

Além disso, certifique-se de que o site da loja tem um endereço válido, se ele é seguro para compras (aquele cadeado do lado do endereço no navegador), se possuem número de telefone para tirar dúvidas e informações de contato completas. Se uma loja não fornecer essas informações básicas, ela tem grandes chances de ser fraudulenta.

Não se apresse em comprar na primeira oferta que você encontrar

Você pode encontrar uma oferta que pareça boa demais para ser verdade, mas não se apresse em comprar. Pesquise um pouco mais e compare os preços antes de tomar sua decisão. Além disso, certifique-se de que a oferta é realmente válida no dia em que você vai comprar.

Muitas lojas anunciam ofertas, que na verdade, não estão disponíveis no dia do Black Friday. Muita atenção a este golpe!

Leia os termos e condições da oferta cuidadosamente

Quando você encontrar uma oferta que deseja, certifique-se de ler todos os termos e condições antes de comprar. Por exemplo, algumas lojas podem exigir que você compre um certo número de itens para obter o desconto, ou a oferta pode ser válida apenas para um determinado tipo de produto.

Fique atento aos preços anunciados

Quando uma loja anuncia um grande desconto, fique atento ao preço que é realmente cobrado. Muitas vezes, as lojas inflam os preços dos produtos antes do Black Friday para que o desconto pareça maior do que na verdade é.

Prontos para começar?

O Black Friday é uma ótima oportunidade para os lojistas aumentarem as suas vendas. No entanto, para se destacarem, é preciso que os lojistas saibam como se preparar e como tirar o máximo proveito desse dia de promoções.

Agora que você já sabe como promover o Black Friday, basta colocar as dicas em prática para garantir um sucesso estrondoso. É importante lembrar que o primeiro passo é preparar o seu negócio, analisando os números e ajustando suas ofertas. Desejamos a você uma boa campanha de vendas de Black Friday!

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11 respostas

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