Como Cuidar de Cabelos Masculinos?

cabelos

Não é porque somos homens que devemos ser desleixados quanto aos cabelos. Existem cuidados que podem proporcionar não só um visual mais refinado, do que também mais saúde para as madeixas masculinas. Nesse guia, vou te instruir com algumas dicas especiais para você cuidar melhor dos seus cabelos.

Os cabelos masculinos, no geral, costumam ser mais fáceis de serem cuidados e arrumados que os cabelos femininos. Isso ocorre não só pela estrutura química e física dos folículos masculinos, como pelo fato de, culturalmente, os homens manterem os cabelos mais curtos que as mulheres.

Os cabelos mais curtos costumam sofrer menos com pontas duplas, frizz e outros problemas comuns que cabelos longos contam. Mas sem mais: vamos às dicas!

man, wearing, brown, crew-neck shirt, short hair, face, the person, men's,  thailand, model | Pxfuel

Não lave muito

Lavar o cabelo é necessário, todavia, na frequência correta. O excesso de lavagens pode remover toda a oleosidade natural do seu couro cabeludo, que tem como função hidratar e proteger seus fios.

A frequência em que você deve lavar os seus cabelos varia muito de acordo com a região em que você mora, assim como o clima. No geral, o ideal é lavar cerca de duas a três vezes por semana.

Uma tática que as mulheres utilizam para tomar banho sem lavar o cabelo é através do uso de toucas de banho, que podem proteger os seus cabelos. Outra saída é lavar apenas com água, sem a adição de sabão, que costuma remover a oleosidade natural dos fios.

Por fim, se você é um viciado em tomar banhos, opte por utilizar um bom condicionador com óleos hidratantes, para segurar a oleosidade dos fios e proteger os seus cabelos.

Seque o cabelo com suavidade

Após a lavagem, um erro comum é em relação à etapa de secagem. Muitas pessoas erram pela pressa – muito comum em tempos de ansiedade – o que pode acabar agredindo os fios mais do que deveria. O cabelo deve ser secado com delicadeza, e utilizando toalhas com algodão suave.

Caso você esfregue com muito vigor, pode ocasionar uma queda de cabelo acima do natural. Muitos homens que reclamam de queda de cabelo estão acelerando esse processo com uma secagem inadequada.

Use o pente correto

Após a secagem, você pode pentear o seu cabelo. O ideal é utilizar pentes com dentes mais largos. É um erro comum utilizar pentes com dentes finos, que podem, também, levar a mais queda capilar. 

Lave os cabelos com ovos

Sim, você não leu errado. Embora possa parecer meio repugnante para muitas pessoas, esse é um velho truque caseiro das mulheres. O fato é que os ovos são ricos em proteína e outros nutrientes fundamentais para cabelos fortes e saudáveis.

A lavagem com ovos deve ser feita uma vez por semana e os resultados são visíveis logo após a lavagem. Mas lembre-se de enxaguar bem com um shampoo (sem sulfato) para remover todo cheiro e resquício do ovo.

Hairstyle of a boy - Free Image by Neeclick on PixaHive.com

Invista em um Corte Fácil

Se você tem uma rotina corrida, pode poupar muitos dos cuidados mantendo os cabelos bem aparados. Atualmente, muitos cortes de cabelo da moda masculina contam com um comprimento curto, o que permite uma manutenção mais fácil e rápida. Você encontra desde cortes desenhados com freestyle, até cortes clássicos estilo Peaky Blinders.

Mantenha tudo natural

Escovas, procedimentos químicos e produtos muito elaborados, podem acabar danificando o seu cabelo. Mantenha – se possível – os cabelos ao máximo no seu estado natural de ser. Ao utilizar procedimentos, pense em todos os colaterais e atue de modo a reduzir os riscos.

Tome um banho frio

Ok, isso pode parecer um pouco demais para quem mora no sul do país. Todavia, se conseguir, opte por banhos gelados – ou mornos. O banho quente pode acabar bloqueando os folículos capilares – eis o efeito da água quente – dificultando com que seus fios recebam nutrientes, uma vez que eles vão do sangue às pontas dos fios passando pela raíz dos folículos.

Relaxe

Uma das principais causas da queda de cabelo, na modernidade, é o estresse. Relaxar é, também, uma forma de manter seus cabelos mais bonitos – e, principalmente, na cabeça.

Exercícios físicos, uma dieta balanceada e a ingestão de vitaminas pode, também, ajudar nessa prevenção da calvície e entradas de cabelo.

Cuidados para cabelos oleosos

Cada tipo de cabelo exige cuidados diferentes. Se você tem o cabelo muito oleoso, precisa evitar alguns tipos de produtos, assim como tomar banhos com água quente, que pode remover a oleosidade, causando o efeito rebote, o que faz aumentar ainda mais a oleosidade.

Os melhores shampoos e condicionadores para cabelos oleosos são aqueles que contam com propriedades fortificantes. Evite shampoos e produtos que contenham “hidratante” no rótulo. Um cabelo oleoso raramente precisa de hidratação extra.

Cuidados com Cabelos Masculinos Secos

No caso de cabelos mais secos, ou mistos (levemente oleosos), você deve investir em produtos que proporcionem uma maior hidratação dos fios. Caso você sofra de uma secura muito grande no couro cabeludo, podem surgir as caspas. Então, pode ser hora de experimentar um shampoo anti-caspa que, se não resolver, o próximo passo é ir a um dermatologista consultar um diagnóstico e um bom tratamento.

Cuide com Piscinas

As piscinas exigem alguns cuidados a mais para não causar ressecamento no cabelo. O ideal é sempre nadar utilizando uma touca de proteção, além de fazer o uso de um condicionador após nadar.

O grande problema das piscinas é o cloro utilizado no tratamento da água, que pode ser muito prejudicial para os cabelos, removendo a oleosidade protetora natural dos fios e tornando eles mais quebradiços e suscetíveis ao aparecimento das chamadas pontas duplas.

Cuide com Viagens de Verão

As praias podem danificar os fios de diversas formas, como por via da maresia, salinidade da água e raios UV do sol. Os principais cuidados com os cabelos no verão envolvem o uso de um protetor solar capilar, é um produto hidratante após a exposição. Existem produtos específicos para o tratamento dos efeitos da maresia. Escolha sempre um produto para o seu tipo de cabelo e leia as instruções de uso.

Leia também:

Compartilhe este post: