Poucas pessoas podem imaginar, mas algumas das técnicas de massoterapia existem há milhares de anos no mundo todo. Porém, somente no final do século XIX é que elas começaram a ser pesquisadas e catalogadas.
A massoterapia conhecida hoje no mercado engloba uma série de técnicas terapêuticas para restabelecer ou melhorar o quadro de saúde das pessoas. Ela tem movimentos sutis que mexem com o corpo mental, emocional, físico e espiritual.
Porém, cada pessoa tem uma necessidade específica, sendo assim, alguns precisam de técnicas para fins estéticos, terapêuticos ou até mesmo relaxantes. A massoterapia hoje já é reconhecida pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Table of Contents
Quais os benefícios a massoterapia proporciona?
É mito achar que somente se terá resultados na parte de relaxamento, pois a massoterapia melhora a circulação e oxigenação sanguínea, além de liberar serotonina e dopamina, e ambas promovem redução em enxaqueca, além de alívio e relaxamento de contração muscular.
Ela ajuda a reduzir o cortisol, o chamado hormônio do estresse, além de aumentar a força do sistema imunológico com o aumento de glóbulos brancos. O Cortisol é um grande inimigo do sistema imunológico do ser humano.
Quais as principais técnicas usadas na massoterapia?
As principais técnicas são:
- Shiatsu (a mais conhecida);
- Tuiná;
- Ayurvédica;
- Relaxante;
- Do-In;
- Drenagem Linfática.
Combata a tensão do dia a dia com massagem
Poucas pessoas sabem, mas o estresse diário causa problemas nas fibras dos músculos, e faz com que eles fiquem contraídos. Isso é um mecanismo de defesa do nosso corpo, e existe desde os primórdios das eras.
Quando não paramos na nossa rotina para tratar os músculos e deixá-los relaxados, o nosso organismo desencadeia uma série de reações, deixando eles tensionados, podendo assim, causar pequenas lesões e dores.
Diferente de uma massagem comum, a massoterapia promove o relaxamento e tira as tensões destes músculos e fibras, promovendo ação para que eles se movimentam totalmente e sem dores. Ela aquece a pele e dilata os vasos, aumentando a circulação do sangue e assim, os músculos passam a ficar nutridos e relaxados, sendo extremamente benéfico para as dores.
Massoterapia Estética
Com a finalidade de se obter resultados estéticos, basicamente definindo, a massoterapia é usada para estimular a circulação e oxigenação do sangue e músculos, eliminando uma série de resíduos tóxicos não usados pelo corpo, ajudando no combate da gordura e celulite.
Existe alguma contraindicação na aplicação da massoterapia?
Existem sim, algumas contraindicações, como por exemplo: Pessoas que possuem alergias a óleos, infecções de pele, trombose, problemas de circulação, câncer ou feridas na pele. Procure sempre a orientação do seu médico antes de procurar uma massoterapeuta no Rio de Janeiro.
Lembrando que, caso você faça o uso de massoterapia, deverá entender que ela é um complemento ao seu tratamento médico atual.
Para quem a massoterapia é indicada?
Ela é indicada para todos os tipos de pessoa, e sim, existem alguns grupos que não podem fazer o uso deste tipo de massagem, porém, você deverá conversar com seu médico e passar por uma avaliação de um profissional massoterapeuta.
Pessoas que têm problemas com hipertensão, poderá fazer com certas precauções e cuidados. Mulheres gestantes poderão fazer o uso de massoterapia para a finalidade de drenagem linfática, porém, não poderá fazer no abdômen.
Manobras de massoterapia
Existem tipos específicos de manobras manuais aplicadas pelos profissionais massoterapeutas, e assim, os resultados são mais eficazes, e ela atinge vários objetivos de acordo com a necessidade de cada indivíduo, e os principais são:
Amassamento: Este tipo de manobra de compressão, faz com que haja grande atenção sobre o tecido do corpo. E sua finalidade é desobstruir e melhorar a circulação e drenagem dos líquidos, liberando toxinas do organismo ou dos músculos.
Drenagem: Manobra constante feita de forma bem lenta usando-se as duas mãos, e a finalidade é fazer com que os líquidos se movimentam.
Fricção: Este tipo de manobra é feita com bastante rapidez, e de forma profunda, fazendo com que haja um rápido aumento de temperatura.
Percussão: Faz com que o músculo seja ativado por contração.
Deslizamento Superficial: Este tipo de técnica é usada em um primeiro momento para o conhecimento do cliente atendido em relação a massoterapia, sendo uniforme, lenta, suave, preparando o corpo para outros tipos de técnicas.
Deslizamento profundo: neste tipo de movimento, são aplicados de forma rápida e com bastante pressão sobre a musculatura, causando elevação de temperatura. Ela é feita diretamente no coração auxiliando no retorno do sangue venoso.
Leia também: