Escolher pelo inside sales é uma das principais maneiras de obter excelentes vendas através da fidelização de clientes que antes eram apenas leads e estavam parados no topo do funil de vendas.
Todas as companhias que escolhem por este tipo de profissional, adquirem inúmeros benefícios e, dentre eles, o de aumento das vendas, fator crucial para se manterem ativas e vendendo para novas pessoas.
Table of Contents
O que é o inside sales?
As vendas internas são técnicas aplicadas por profissionais que atuam no setor interno da empresa, que não tem a necessidade de sair do local para fazer qualquer tipo de venda, como acontece com o time de field sales, ou seja, os que atuam presencialmente.
O diferencial do inside sales é realizar o trabalho através de equipamentos tecnológicos e ferramentas úteis que auxiliem o trabalho. São usados desde videoconferências até ligações ou e-mails para entrar em contato com os compradores e falar sobre o produto.
Para que serve?
Este é um tipo de vendas feitas no setor interno da sua companhia, em que o vendedor interno trabalha plenamente com tecnologia para conversar com os clientes por meio de reuniões em meeting.
Como estruturar a área de inside sales na empresa?
Para estruturar adequadamente este setor, você deve definir metas e expectativas de cada vendedor interno da empresa porque, ao fazer isto, todos seguem pelo mesma direção e em perfeita sincronia.
Além disso, treinar o inside sales é essencial para obter resultados vantajosos, portanto, se reúna frequentemente com a equipe para discutir métricas e estabelecer estratégias que ajudem a trazer cada vez mais clientes.
Quais são as características de um inside sales de alta performance?
O profissional que atua neste setor deve demonstrar plena aptidão na resolução de qualquer problema e saber como dominar as questões dos clientes para solucioná-las adequadamente em pouco tempo.
É fundamental que o profissional saiba se comunicar com perfeição através de e-mail ou por ligação, que responda imediatamente qualquer dúvida e entregue sempre a resolução aos clientes, sendo esta uma forte característica de um inside sales de alto desempenho.
Quais as principais métricas de inside sales?
Com ajuda das métricas de inside sales, a sua equipe acompanha os principais resultados, visando melhorar em tudo o que for necessário. Acompanhe com a Receita Previsível quais são:
- Taxa de conversão: o percentual de leads que se transformam em excelentes clientes. Esta é uma métrica essencial para verificar a eficácia das estratégias de contato e conclusão da venda;
- Tempo de resposta médio: este é o período em que a equipe leva para verificar um contato do cliente. Respostas imediatas são fundamentais para converter o lead;
- Taxa de fechamento: você acompanha o percentual de oportunidades resultantes em vendas excelentes.
Há a taxa de churn que ajuda a detectar a porcentagem de compradores que não quiseram mais comprar com a sua empresa ou simplesmente não renovaram os contratos que possuíam.
Atuar com uma equipe voltada exclusivamente ao inside sales é uma das estratégias mais eficientes para a sua empresa que precisa crescer. Com o time adequado que possui experiência plena sobre como interagir com os compradores, você consegue acompanhar resultados mais atraentes.
Para encontrar os melhores profissionais de inside sales, seja criterioso e avalie cada um dos perfis e seus respectivos conhecimentos antes de considerar fazer a escolha. Os colaboradores precisam entender adequadamente como vender e quais as melhores formas de fazê-lo com eficácia.
Leia também: