Marketing para profissionais de Educação física, funciona?

Neste artigo, abordarei algumas das maneiras pelas quais o marketing é relevante para a região e para o profissional esportivo, e como ele faz isso corretamente.

O marketing esportivo visa comercializar os devidos produtos e serviços do esporte. Já o marketing por meio do esporte, as empresas buscam comercializar os seus produtos por meio do esporte ou da promoção de eventos esportivos e empresas. O primeiro tipo de marketing é o tipo em que este trabalho se concentra.

Uma carreira em formação personalizada exige uma busca constante por atualizações e especializações de profissionais relevantes. Como na maioria das carreiras, os profissionais que se destacam nesse ambiente são aqueles que criaram uma imagem com muito esforço e sabem capitalizar as exigências da profissão.

No entanto, tais esforços geralmente se limitam ao fator científico. Apesar de tantos esforços acadêmicos voltados para a área de ciências da saúde, poucos enxergam a importância do avanço pessoal, da organização e da gestão empresarial.

Em geral, em termos de gestão e de marketing, os profissionais de atividade física estão completamente despreparados para o período, pois é um tema pouco explorado, ignorado ou não abordado durante a formação universitária.

O marketing é o principal diferencial dos concorrentes e é responsável por comunicar a qualidade dos serviços que são prestados. É esta parte pouco explorada do campo da formação personalizada que este artigo pretende discutir de forma a promover um profissional que seja mais completo.

Se você trabalha com esporte e deseja melhorar as suas estratégias de marketing, indicamos que você faça um Curso Online Gratuito da área do marketing para melhorar a sua qualificação.

O que é marketing pessoal?

Hoje, diversos artistas, políticos, atletas e outras estrelas pop sobrevivem não apenas por sua qualidade, mas também por sua imagem. A imagem pode ou não ser relevante para critérios de saúde. Algumas críticas surgiram de que a atual estrela pop existe apenas para marketing e não por sua qualidade. No passado, o talento era a coisa mais importante. O marketing é então combinado com o talento que ajuda e eleva as pessoas. Hoje, em muitos casos, o talento parece estar esquecido, restando apenas o marketing.

A imagem está associada a uma pessoa, e essa pessoa é definida em relação ao cargo e talento. O marketing tem o poder de fazer com que as pessoas de talento limitado se destaquem sobre outras pessoas mais talentosas.

O uso adequado dessa ferramenta amplifica o perfil de uma pessoa, enquanto o uso inadequado pode prejudicar a sua imagem. Diversos exemplos dessa situação podem estar relacionados ao comportamento, gestos e imagens de atletas, artistas e políticos.

Esporte e produto

O produto que o profissional esportivo oferece é o seu conhecimento, o que aprendeu durante os anos de estudos.

O Cursos Online da área da educação física visa proporcionar aos alunos uma melhor qualidade de vida por meio da educação física. O exercício é uma forma importante de incentivar a atividade física para alunos/clientes e pode ser visto como um produto.

A educação física é um importante campo de trabalho dos professores de educação física, e se caracteriza por produtos com elementos tangíveis e intangíveis.

Destacamos que o termo “esportes” é definido como sendo uma forma de atividade física em colocar os seus conhecimentos em prática.

Como um produto, o exercício não será algo diferente de outro produto de consumo, pois possui tanto os produtos tangíveis quanto intangíveis.

Elementos tangíveis:

– Tipo de esporte (futebol, basquete, ginástica, etc.).

– Participantes (atletas, treinadores e ambiente de competição).

– Equipes (São Paulo, Banespa, etc.).

– Competições (amigos, adversários, treinos, campeonatos locais e regionais).

Elementos intangíveis:

– O orgulho, a emoção, a satisfação e a alegria de ver o time vencer ou superar o adversário no jogo.

Diversos componentes mostram como é difícil compreender que o esporte é mais que um produto, dentro do esporte existem outros componentes que fazem o jogo acontecer:

– Eventos/estrelas, ingressos, organizações, arenas, equipamentos, uniformes e imagens;

– Serviços relevantes: entusiasmo, sentimento coletivo, competição, identidade, sucesso;

– Pessoas e Processos: Interações entre famílias e organizações, funcionários se comportam com educação.

– Participar do mercado: Produtores esportivos

– Mercado de Público: Público, Fãs

– Mercado Voluntário: Auxílio Esportivo

– Mercado publicitário: importante meio publicitário.

– Marketplace Patrocinado: Quer alcançar seu público e se destacar da concorrência.

– Affinity Marketplace: Uso de símbolos, logotipos e marcas que simbolizam figuras do esporte.

Mas não apenas o esporte, mas outras atividades, incluindo fitness, dança, etc., também são campos de atuação importantes para os profissionais e podem ser comercializados por serviços.

Entenda que o marketing de produtos é totalmente diferente do marketing de serviços. Os princípios teóricos podem ser os mesmos, mas as suas implementações dentro da prática são diferentes.

Os produtos tangíveis podem ser vistos, tocados e testados, enquanto os produtos intangíveis dependem de expectativas de resultados.

Os serviços não são tangíveis e os resultados que você deseja só podem ser experimentados com o uso contínuo. Como, por exemplo: seguros, consultoria, academia, etc. Como os potenciais alunos não podem provar, testar, sentir o serviço (cursos) com antecedência, é o compromisso com os resultados que os impulsiona para a Academia.

Esportes como serviço

Marketing para um profissional de educação física é marketing de serviço, por isso é importante que ele convença seus alunos de que obterá boas notas e se esforce para que essas notas atendam às expectativas do cliente.

Por outro lado, o marketing de serviços vem sendo uma disciplina que visa estudar todos os fenômenos e fatos que ocorrem dentro da venda de serviços, no sentido de que é uma mercadoria vendida isoladamente, isso quer dizer, um produto intangível que não tem pagamento, não tem cheiro, em movimento, e geralmente não aparece em experimente antes de comprar, porém ele permite que a satisfação compense o dinheiro gasto no atendimento das necessidades do cliente.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

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